LER/DORT


O termo LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético, ocasionadas por diversos fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho, como esforço repetitivo, manutenção de posturas inadequadas por período prolongado, excesso de peso, jornadas extensas de trabalho, uso de instrumentos que transmitam vibração excessiva, exposição a ambientes com temperaturas extremas, fatores organizacionais, dentre outros. Atualmente são consideradas como um importante problema de saúde pública, sendo uma das doenças ocupacionais que mais afastam e limitam os trabalhadores no mundo.

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (especialmente de membros superiores) e as afecções da coluna vertebral.

É imprescindível estar atento aos primeiros sinais e sintomas (dor, formigamento, dormência, queimação e/ou inchaço no local afetado) para que o diagnóstico seja feito de forma precoce, a fim de se instituir um plano terapêutico adequado, corrigir as causas no ambiente de trabalho e evitar a cronificação do caso.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo