Fisioterapias

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na investigação, prevenção e tratamento dos agravos do sistema musculoesquelético, envolvendo ossos, músculos, articulações, nervos, cartilagens e ligamentos. Auxilia no processo de reabilitação de fraturas, entorses ligamentares, amputações, processos inflamatórios, lesões tendíneas, musculares e/ou osteoarticulares, LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras disfunções, utilizando diversos recursos com o objetivo de promover o alívio da dor, redução ou eliminação de processos inflamatórios, fortalecimento muscular, reeducação postural, melhora na circulação sanguínea, equilíbrio, propriocepção, atividades de vida diária, além da recuperação dos movimentos e da funcionalidade, com consequente melhora da qualidade de vida. Em alguns casos, a atuação do fisioterapeuta também pode colaborar com a suspensão da indicação de um procedimento cirúrgico.

Fisioterapia Cardiopulmonar

A fisioterapia cardiopulmonar consiste em um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar a capacidade funcional do coração e do pulmão a fim de otimizar a condição física e melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida..


A atividade física exerce papel crucial na manutenção da saúde e é ainda mais expressiva na terapêutica de pacientes que possuem patologias cardíacas ou pulmonares. Indivíduos que apresentam DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica - enfisema/ bronquite), fibrose pulmonar
pneumonia, dislipidemia (anomalias nos níveis de lipídios no sangue, principalmente do colesterol total e dos triglicéridos), obesidade e pós-operados de cirurgias cardíaca, torácica, bariátrica ou oncológica.
possuem indicação técnica para a inclusão no programa de reabilitação cardiopulmonar.

O exercício é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, sempre sob a supervisão de um fisioterapeuta.

Uma avaliação funcional também é executada, determinando corretamente o nível de supervisão do qual o paciente necessita e o tamanho do esforço que deve ser realizado. As metas são criteriosamente estabelecidas e avaliadas individualmente. Aos exercícios físicos são associados exercícios respiratórios específicos, além de manobras para melhorar a força do diafragma e dos demais músculos respiratórios, aumentar a complacência pulmonar, otimizar a capacidade de tosse e desobstruir as vias aéreas, quando necessário, auxiliando na higiene brônquica. Orientações aos pacientes e familiares são preconizados, enfatizando-se, sempre que necessário, uma mudança de hábitos e na rotina diária.

 

Quais os benefícios da Fisioterapia Cardiopulmonar?


A fisioterapia cardiopulmonar utiliza um programa de exercícios capaz de melhorar a capacidade do coração, do pulmão, dos músculos e ossos. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e o nível de colesterol e lipídios. Além disso, promovem diminuição dos níveis de glicose e controle de peso, melhora na qualidade do sono e aumento da imunidade.

 

A Fisioterapia Cardiopulmonar possui os seguintes objetivos:

Reduzir os sintomas (falta de ar, cansaço, tosse, expetoração);
Manter ou melhorar a tolerância ao exercício;
Melhorar a funcionalidade (através do treino das atividades diárias);
Manter ou melhorar o nível de atividade física;
Melhorar a eficiência da ventilação pulmonar e reduzir o trabalho respiratório;
Treinar/capacitar os doentes para a adoção de comportamentos saudáveis;
Reduzir a ansiedade e depressão relacionada com o impacto da doença cardiorrespiratória;
Reduzir a dor torácica;
Prevenção da Infecção e Hospitalização.

Fisioterapia Neurofuncional

A Fisioterapia Neurofuncional é uma área de especialidade da Fisioterapia que atua nas disfunções do Sistema Nervoso Central ou Periférico e que podem causar sequelas neurológicas (motoras e/ ou cognitivas). Nela, o fisioterapeuta irá avaliar, realizar o diagnóstico cinético-funcional e designar qual o tratamento mais adequado para reabilitar o paciente.

 

Os principais objetivos da Fisioterapia Neurofuncional são:  prevenir as complicações dos distúrbios neurológicos, evitar ou reduzir as possíveis sequelas, restaurar os movimentos, recuperar a capacidade de realizar as atividades de vida prática e diárias, melhorando a funcionalidade e autonomia, de forma a favorecer a inclusão social e melhora da qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Fisioterapia Desportiva

A Fisioterapia Desportiva, é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou não, na busca por tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos.

O objetivo da fisioterapia é garantir que o atleta tenha um rendimento satisfatório e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais saudável e protetora possível, podendo ainda, aprimorar o seu desempenho.

O fisioterapeuta esportivo identifica, trata e recupera as lesões causadas pelo exercício físico, proporcionando o retorno do indivíduo o mais breve possível para suas atividades.

Fisioterapia Gerontológica

A fisioterapia gerontológica atua respeitando as peculiaridades do idoso, de forma a abranger todas as dimensões impactadas pelo envelhecimento (física, emocional, mental, social e ambiental), explorando suas potencialidades, a fim de promover sua independência funcional e melhorar sua qualidade de vida.

Contato

Av. Água Fria, 350

Jd. São Paulo

São Paulo - SP

CEP: 02332-000

Email: clinica@totalfisio.com

11 94454-0432

11 3508-5660

Mande sua mensagem

© 2020 Todos os direitos reservados a Total Fisio - Desenvolvido por Floresta Comunicação