Mulher na toalha

Massagem Relaxante

A massagem relaxante consiste em um conjunto de movimentos firmes e suaves realizados com a mãos sobre todo o corpo, com o objetivo de promover o relaxamento muscular e combater o estresse.
 


Esses movimentos estimulam a produção de hormônios relaxantes como a ocitocina — que reduz a sensação de estresse e medo — e a serotonina — que melhora o humor, a sensibilidade em relação às dores e regula a temperatura corporal.

A maior produção desses hormônios também é auxiliar no tratamento de problemas como ansiedade e até mesmo a depressão.

Além disso, há estudos que indicam um aumento dos níveis de histamina — substância que atua nas respostas imunológicas — o que favorece o aumento da imunidade.

Já em relação ao estímulo físico, os movimentos proporcionam o aquecimento da pele, o que resulta na melhora da circulação sanguínea e linfática. Isso auxilia na maior flexibilidade e renovação da derme, além de favorecer a redução de  edemas (inchaços).

Esse aumento no fluxo sanguíneo também favorece o sistema muscular, contribuindo com a diminuição da fadiga.


Dessa forma, a massagem relaxante atua tanto no bem-estar físico quanto mental.

Há, porém, algumas contra-indicações para sua realização e, desta forma, é imprescindível uma avaliação prévia e individualizada. As principais são: infecções ativas ou inflamações agudas, lesões cutâneas, dermatites, micoses, tromboses, primeiro trimestre gestacional e osteoporose severa.