☆ R.P.G – Reeducação Postural Global - ️Drª.Raquel Santos

A R.P.G foi criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Phillippe Souchard. É um método fisioterapêutico de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de posturas globais, buscando não apenas tratar o sintoma, mas a sua causa.

O tratamento da R.P.G baseia-se em trabalho corporal ativo, onde as posturas praticadas terão um papel importante de tração em todas as cadeias musculares.

A primeira sessão consta de uma minuciosa avaliação para escolha das posturas. Os fisioterapeutas trabalham através de sessões personalizadas e individuais, de 40 a 60 minutos, 1 ou 2 vezes semanais. Mínimo de 10 sessões.

👉 Posturas:

Os fisioterapeutas predispõe de algumas posturas de alongamento e fortalecimento.

👉Indicações:

É indicada em todos os casos em que há uma desarmonia muscular.

✔Artrose;

✔Escoliose, Lordose, Cifose;

✔Tendinites, Bursites;

✔Desvios dos ombros, joelhos e pés;

✔Hérnias Discais;

✔Seqüelas de doenças neurológicas;

✔Estresse, Correção Estética;

✔Problemas respiratórios, digestivos.

A R.P.G é recomendada a todas as pessoas interessadas em cuidar da saúde, tratar e prevenir.

E não esqueça, a boa postura deve ser sempre mantida, assim como os vícios posturais devem ser evitados.

👩‍⚕️Drª.Raquel Santos

Fisioterapeuta