Drenagem linfática Manual


Nesse mês lembramos a todas as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e, para aquelas que já foram diagnosticadas com a doença, como evitar suas complicações.


É muito comum pacientes com câncer de mama serem submetidas à cirurgia de remoção de mama conhecida como mastectomia. Durante o procedimento, além de remoção do tumor é comum que haja remoção total ou parcial dos vasos linfáticos ou gânglios que se apresentam em grande número na região mamária e axilar.


Como consequência o volume da linfa ultrapassa a capacidade de drenagem, sendo que essa complicação pode aparecer no pós operatório imediato ou até anos após o procedimento. Essa condição é conhecida como linfedema.


A drenagem linfática apresenta grande auxílio por estimular o retorno pelas vias linfáticas que não foram removidas. Em casos extremos, haverá necessidade de terapias complementares, como compressão com faixas elásticas no membro afetado.


A paciente poderá fazer a drenagem linfática com total segurança, pois já foi comprovado cientificamente que o tratamento não apresenta riscos de metástase.


A drenagem linfática gera diversos benefícios às pacientes mastectomizadas, tais como redução de edema local, prevenção do surgimento de fibroses e perda de movimento do membro acometido, alívio de dor, prevenção de erisipela, prevenção de rupturas e descamação da pele, prevenção de úlceras e de extravasamento de linfa pelos poros.


Tudo isso permite que a paciente recupere sua autonomia para realizar suas atividades diárias, melhorar seu bem estar geral, principalmente em relação à auto-imagem corporal e auto-estima.


Luciana Regina Silva Perna

Crefito 188090-F


Entre em contato, agende sua avaliação!


Avenida Água Fria, 350, Jd. São Paulo, São Paulo - SP.

11 94454 - 0432

11 3508 – 5660




3 visualizações

Contato

Av. Água Fria, 350

Jd. São Paulo

São Paulo - SP

CEP: 02332-000

Email: clinica@totalfisio.com

11 94454-0432

11 3508-5660

Mande sua mensagem

© 2020 Todos os direitos reservados a Total Fisio - Desenvolvido por Floresta Comunicação